Como desentupir ralo de banheiro? Confira dicas e truques caseiros!
Ralo #Ralo
Uma inconveniência comum, o ralo entupido – tanto das pias, quanto dos banheiros – pode trazer inúmeros elementos indesejados às residências, como mau cheiro, água estagnada e até mesmo danos às tubulações e estruturas adjacentes.
Normalmente causado pelo acúmulo de sujidades e detritos que se acumulam no local, o problema impede o fluxo de água, mas pode ser resolvido de modo caseiro se aplicadas técnicas e truques apropriados.
Conforme o professor de nutrição Rodrigo Francesco, do Centro Universitário Senac Campos do Jordão, o primeiro passo para combater o entupimento é identificar quando um ralo precisa ser limpo. “É importante realizar uma limpeza sempre que perceber a água transbordando, outras sujidades que demonstrem a presença de lodo ou materiais estranhos como, cabelos, comidas e outros resíduos,” explica.
Além disso, medidas preventivas, como realizar a higienização frequente da parte externa do ralo – para retirar cabelos, pelos de animais e outros detritos –, também são cuidados importantes para não danificar o sistema de drenagem.
Porém, caso o ralo já esteja mostrando sinais de entupimento, a limpeza deve ser realizada segundo o tipo de estrutura e local. “Se for o ralo da pia, a primeira tarefa a se fazer é observar se você consegue ver algo que está obstruindo a passagem de água”, conta a arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix. “Se tiver, você pode usar uma pinça para pegar o que estiver entupindo a passagem, mas, se isso não for o suficiente, é preciso olhar o sifão. Nesse caso, basta desrosqueá-lo para poder limpar direito”, complementa.
Caso mesmo após a retirada do resíduo o ralo permanecer entupido, é um sinal de que o problema está onde a pia deságua, normalmente localizada no chão com uma caixa sifonada. Para esse cenário, basta retirar a tampa, usar uma luva – para evitar a contaminação – ou um fio de arame e remover o que está dentro.
A arquiteta acrescenta que, se for um ralo de boxe, o procedimento é parecido. “No caso de um ralo linear, que não dá para tirar a tampa, é melhor ir direto no que fica próximo ao vaso sanitário,” pontua.
Também há formas caseiras de eliminar o que está preso no cano. A mistura de bicarbonato de sódio com vinagre é um exemplo famoso, mas Rodrigo explica que é preferível procurar um profissional especializado, já que o próprio vinagre pode ser corrosivo devido ao ácido acético. “A soda cáustica também deve ser evitada, devido ao risco que pode ocasionar aos canos e à saúde de quem está manipulando,” instrui.